acompanhar

sábado, 19 de janeiro de 2013

Uma tragédia não grega



Uma tragédia não grega
(Marcos Henrique Martins)


Ele queria ser intelectual, forçava para parecer inteligente, até chegou a desenvolver um cacoete, que para ele era “ó cacoete” que só intelectuais possuíam. Seu jeito de andar era imponente, como se soubesse responder todas as perguntas do mundo e as que ainda seriam formuladas algum dia. Colocava a mão no queixo, fazendo pose de pensador, mas não estava pensando em nada, era tudo pose, uma forma de aparentar ser inteligente, de ser respeitado, mesmo sendo um fingidor.

Nos finais de semana ia para livrarias e folheava os livros de Kant, Dotoieswisk, Focô, Satre e muitos outros pensadores. Os filósofos gregos eram os seus favoritos, seu ego ficava garboso ao folhear um livro de Platão ou Sócrates, mas o que ninguém sabia era que ele apenas lia os prefácios dos livros, passava horas com um livro de Nietzsche nas mãos, mas nem conseguia escrever o nome do filosofo ou saber onde Nietzsche nasceu. Descobriu-se mais tarde que na verdade ele ficava era contemplando o bigode de Nietzsche, pois tinha vontade de ter um bigode como aquele, achava que se tivesse um bigode feito o de Nietzsche seria idolatrado por gregos e troianos, porém como gostava de tomar sopa, e sua mãe preparava uma sopa como ninguém toda a terça-feira, logo desistia da hipótese de ter um bigode como aquele, respirava fundo e entristecia o olhar.

Na roda de amigos era o rei sempre falava dos filósofos que nunca lera, mas prefácios, esses ele sabia de cor e por isso era idolatrado por uns e detestado por outros também. As garotas lhe desejavam como Eva desejou o fruto proibido e ele sempre se fazendo de intelectual, com uma pose que ninguém tinha. Mas tudo termina um dia e ele foi desmascarado e de tão envergonhado passou a estudar todos os filósofos que fingira ler em sua vida inteira, só que o senhor tempo é imparcial e lhe tirou há vida antes mesmo que dele terminasse de ler a Divina Comédia e Dom Quixote e sua vida permaneceu rasa, e sua morte foi esquecida.

Nenhum comentário: